São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Philips gasta US$ 40 mi por ano para divulgar TV

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Líder no mercado brasileiro de televisores desde 1985, com cerca de 20% de participação, a Philips é também a marca de TV mais lembrada pelos consumidores no país.
Para se manter sempre presente na lembrança dos consumidores -como constatou a pesquisa "Top of Mind"-, porém, a empresa investe muito. São cerca de US$ 40 milhões por ano.
As ações de marketing (publicidade, promoção e eventos) que envolvem a marca e todos os seus produtos são tantas que a empresa não consegue medir o impacto delas só na linha de TV.
O televisor, primeiro produto a ser fabricado pela empresa no país, em 1953, é o carro-chefe da Philips -participa com cerca de 25% do faturamento, estimado em US$ 1,8 bilhão para este ano. A empresa investe de US$ 10 milhões a US$ 15 milhões anuais para divulgar a linha.
E mais: para renovar os modelos -no máximo a cada um ano e meio-, outros US$ 21 milhões são gastos anualmente.
Ismael da Costa Aguiar Negrini, gerente de comunicação de marketing, diz que a Philips mantém a liderança na venda de TV porque tenta também ser pioneira no lançamento de modelos com novos recursos.
A previsão da Philips para este ano é comercializar 1,8 milhão de televisores -50% mais do que no ano passado. O mercado estima venda em torno de 9 milhões de unidades para 1996.
A linha de televisores deverá render à empresa cerca de US$ 450 milhões neste ano. No ano passado foi responsável por um faturamento de US$ 360 milhões. A receita total da empresa em 1995 foi de US$ 1,52 bilhão.
"A abertura do mercado possibilitou a importação de produtos sofisticados -como aparelhos de 48,53 e 60 polegadas."

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