São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Doriana já tenta virar sinônimo de margarina

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A marca Doriana é sinônimo de margarina?
A Gessy Lever está investindo US$ 15 milhões em marketing em 96 para que o consumidor não tenha dúvida e opte sempre pelo produto.
"É uma estratégia de longo prazo, para que o consumidor valorize a marca e, eventualmente, pague mais pelo produto", diz Robert Wieselberg, gerente de Doriana da Gessy Lever.
A estratégia é nova. Até recentemente, a empresa privilegiava as campanhas promocionais, com resultado mais imediato nas vendas. Com promoções, a verba de marketing também era menor: US$ 12 milhões em 95.
No final do mês passado, a empresa colocou no ar a primeira campanha institucional mostrando juntos todos os produtos da marca -Doriana nas suas versões Cremosa, Light, Prático Sabor e Culinária. Há um ano a empresa não fazia campanhas institucionais de Doriana.
Desde 1991, quando começou o "Top of Mind", Doriana foi a margarina mais lembrada por mais de 30% dos consumidores.
Em 1996, a liderança foi mantida, mas com queda de cinco pontos percentuais em comparação com os 34% do ano passado e ficando, pela primeira vez, abaixo dos 30%.
Por outro lado, marcas identificadas com saúde e baixo colesterol apresentam crescimento na pesquisa Datafolha. Qualy e Becel são exemplos de marcas que estão crescendo na lembrança do consumidor e que trabalham a imagem de preocupação com a saúde. Já a Doriana Light representa 15% do mix de produção da marca, diz Wieselberg.

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