São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Antarctica ganha com campanha sem barulho

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos lançamentos mais recentes da Antarctica, a mais antiga cervejaria do país, não foram anunciados por meio de barulhentas campanhas publicitárias, como costuma ocorrer com tudo o que se refere ao ebuliente mercado de cervejas.
A empresa passou a oferecer para o consumidor sua tradicional cerveja pela Malzbier em garrafas pequenas, de 300 ml. A outra novidade foi uma embalagem de 12 latinhas, à venda em supermercados. Antes, as alternativas para o consumidor eram embalagens de 6 ou 24 latas.
Os resultados dos dois lançamentos foram melhores do que previa a companhia. No caso específico da Malzbier, a demanda quadruplicou, fazendo com que houvesse até uma temporária escassez do produto.
Esses dois exemplos são citados por Paulo Pereira, diretor de marketing da Antarctica, para mostrar a que cuidados com os detalhes vai a disputa copo-a-copo pelo mercado de cervejas.
Na pesquisa "Top of Mind" deste ano a Antarctica foi confirmada, mais uma vez, como a marca mais citada pelos consumidores quando se pergunta sobre cerveja.
Assim como pesquisa e descobre que o consumidor gosta da idéia de uma embalagem de 12 latinhas (a de 24 era muito pesada; 6 latas não eram suficientes), a empresa que estar muito atenta ao gosto do público para tentar, se possível, antecipar as tendências de mercado. Ou para tentar recuperar terreno.
Nos últimos anos, a Antarctica deixou de ser a maior cervejaria do país, perdendo lugar para a Brahma. Na cidade de São Paulo, também perdeu a segunda posição para a Kaiser.
(CGF)

Antarctica
Produtos principais: cerveja e refrigerantes
Data de lançamento da marca no mercado brasileiro: 1888
Investimento publicitário: US$ 38 milhões
Empresa: Companhia Antarctica Paulista

Marca foi citada por
42%

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