São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixas-pretas chegam amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

As duas caixas-pretas do Fokker-100 da TAM que caiu no último dia 31 em São Paulo, matando 98 pessoas, devem ser entregues amanhã à comissão que investiga o acidente.
A equipe que acompanhou as simulações a partir dos dados da caixa-preta que contém as informações sobre os instrumentos (data records) do avião e das informações do diálogo mantido pela tripulação (voice records) deve chegar na madrugada de amanhã dos Estados Unidos.
Os integrantes da equipe realizaram esta semana, em Washington (EUA), uma reconstituição gráfica dos detalhes do acidente.
A reconstituição foi feita a partir das informações do data records.
A animação gráfica da queda do avião poderá ser mais um instrumento utilizado pela comissão, coordenada pela Aeronáutica, para apontar as prováveis falhas que causaram o acidente.
As simulações com os dados das caixas-pretas foram realizadas na fábrica da Fokker em Amsterdã, na Holanda.
Dados cruzados
Os dados dos comandos realizados pelo comandante José Antonio Moreno, que morreu no acidente, foram cruzados com o diálogo entre ele e o co-piloto nos momentos que antecederam o acidente.
A caixa-preta (data records) foi decodificada na semana passada pela empresa Allied Signal, em Seattle (EUA).

Texto Anterior: Polícia apura se há ligação com queda
Próximo Texto: Balas perdidas já atingiram 71 pessoas no Rio este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.