São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bill Gates avisa que quer a metade de tudo

DAVID DREW ZINGG
EM SÃO PAULO

A grande notícia da semana, Joãozinho, é que tio Dave voltou para a mãe de todas as redes: a Internet.
Seu retorno se deve à bondade gentil e carinhosa do pessoal da empresa que produz aquele Computador-com-Nome-de-Fruta. Você poderá ler os detalhes na tradicional letra miúda usada pela Folhano final desta coluna.
Bill Gates exige sua parte
O que transcrevo a seguir é de longe a mais importante informação que encontrei em minha mais recente incursão pelo ciberespaço.
Redmond, Washington - Numa iniciativa que visa acelerar o ritmo do que já é inevitável, o bilionário magnata da Microsoft Bill Gates anunciou ontem que vai receber metade.
Conhecido pela agressividade e pelo know-how profundo que levaram sua empresa, a Microsoft, ao primeiro lugar no mundo das grandes empresas e fizeram dele o homem mais rico dos Estados Unidos, com fortuna avaliada em US$ 18 bilhões, Bill Gates anunciou seu plano numa entrevista coletiva à imprensa realizada ontem, em sua propriedade na área de Seattle.
Fiel a seu estilo caracteristicamente modesto, Gates disse simplesmente: "Fico com a metade".
O gênio "geek" explicou que ainda não está decidido se sua metade será tirada por meio de uma divisão direta pelo meio ou se será calculada liquidando-se todos os bens dos EUA e depois dividindo o capital resultante pela metade.
A questão será decidida ainda nesta semana em sessão especial realizada pela metade do Congresso norte-americano que pertence a Gates.
"Não toquem em nada até terem certeza de que não faz parte da minha metade", Bill Gates instruiu os cidadãos do mundo ontem, por meio dos vários milhões de telas de projeção de 20 metros de altura que mandou espalhar pelo planeta.
Concluiu sua mensagem em tom explanatório: "Não quero ninguém bagunçando as coisas na minha metade".
Em São Paulo, Brasil, taxistas clandestinos lideraram tumultos públicos quando a mensagem apareceu nas telas de Bill Gates espalhadas pela avenida Paulista.
Os cidadãos foram instruídos a permanecer em casa, consumindo um mínimo cuidadosamente monitorado de alimentos perecíveis. Também foram instruídos a sujeitar os objetos de sua propriedade pessoal ao menor desgaste possível.
"Nem pensem em tirar alguma coisa da minha metade", disse Gates, 35 anos. "Sorvetes e carros legais fazem parte da minha metade."
Gates também expressou interesse em adquirir o Computador-com-Nome-de-Fruta e a ex-União Soviética.
Sua metade será recolhida por um novo sofware plugado no computador, que poderá ser carregado diretamente no Windows 95.
As pessoas que não têm Windows 95 vão receber o software automaticamente, com o preço já deduzido à metade.
Os paulistas terão a metade de Bill Gates descontada diretamente de suas contas telefônicas mensais.
Quem não possui computador -pessoas como os sem-teto e os sem-terra brasileiros e zairenses- não vai passar desapercebido do mais engenhoso dos "nerds".
Essas pessoas serão orientadas a se dirigirem a centros de ressequenciamento de DNA, pertencentes a Bill Gates, onde receberão, diretamente na veia, uma injeção de uma forma especial bio-siliconada de Windows 95.
Uma vez inserido na corrente sanguínea, o programa "Windows" deverá se reproduzir de maneira viral, na base do tronco cerebral. E então entrará em ação, calculando a metade de Bill Gates.
"É possível que a fase de transição pareça difícil, de início", disse Gates, "mas será rápida. Espero sinceramente que essa etapa seja lembrada de maneira prazerosa na metade das mentes das pessoas que vão continuar pertencendo a elas."
O insondável Oriente
A CyberJapan TV é uma entidade real. Ela mantém na World Wide Web uma homepage de orientação que pode ser descrita como cívica.
Toda vez que minhas energias mentais ficam tão enfraquecidas a ponto de eu chegar a realmente PENSAR em fazer uma viagem a Tóquio, eu primeiro vou cibersurfando até o site da CyberJapan na Internet.
Alguns minutinhos passados ao lado da turma alegre da CyberJapan funcionam como cura rápida de quaisquer desavisados planos de viagem.
Aqui vão algumas dicas reais, embora insondáveis, oferecidas pelo pessoal simpático e divertido da CyberJapan: a "Gíria Sexual CyberJapan TV".

Alô (gíria para rapazes) - Ussssss ou Wuss
Alô (formal) - Konitchiwa
Alô (também ok com amigos) - Konitchiwasssss
O que é isso? (engraçado) - A re?
O que é isso? (muito engraçado se você é gaijin) - Nan ja sore?
O que é isso? (superengraçado) - Nan da ga ya?
O que você está fazendo? (grosseiro) - Nani shitton ja kono yarro orra?
Ela vai ficar impressionada e vai com certeza perguntar onde você aprendeu isso. Então, você vai sorrir e dizer: "CYBERJAPAN TV."
Ou, como diz com tanta eloquência aquele velho japanófilo que é o José Simão, Rarará!

À letrinha miúda: David Drew Zingg viajou na Internet a convite de Thomas Fischer e da companhia simpática que cria o Computador-com-Nome-de-Fruta -especificamente, a Apple.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Mix Brasil termina hoje
Próximo Texto: Terrorismo é atração em Mar del Plata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.