São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terrorismo é atração em Mar del Plata

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

O filme italiano "La Mia Generazione" e o americano "The Whole Wide World" concentram a atenção de público e crítica do Festival Internacional de Mar del Plata, cidade balneária da Argentina.
Entre os 19 títulos da mostra competitiva, as duas produções foram as mais concorridas pelas 26 mil pessoas que trocaram a praia e o cassino pelas salas escuras nos primeiros dias do evento.
"La Mia Generazione" (Minha Geração), de Wilma Labate, retratado a partir da relação de um terrorista preso e o policial que o escolta, discute a ética e a moral da sociedade italiana.
Já "The Whole Wide World" (Todo Esse Mundo), de Dan Ireland, conta a relação agridoce e turbulenta de uma professora texana e o escritor Robert E. Howard, criador nos anos 30 das histórias de Conan, o Bárbaro.
Mas o caminho para ganhar o Ombú de Ouro, prêmio máximo do festival, não será tão fácil.
Outros fortes concorrentes ainda não foram projetados. É o caso de "Cavafy", do grego Iannis Smaragdis, que traz a biografia do poeta Constantino Cavafy.
Mostra de exibição
Entre as produções fora de competição com maior público está a americana "Looking for Richard", direção do ator Al Pacino que une ficção e documentário para desvendar a peça shakespeariana Ricardo 3º.
Outro sucesso entre os marplatenses foi "Crash", do canadense David Cronenberg, relato do subconsciente de um homem saído de um acidente automobilístico, com a mesma receita de sexo e morbidez de suas obras anteriores.
Em três exibições, "Crash" teve 1.400 espectadores. Já "Surviving Picasso", de James Ivory, foi recebido friamente por público e crítica, que se queixaram do ritmo lento e da caracterização machista do pintor espanhol.
O festival se encerra no sábado, com a entrega dos prêmios e a exibição de "LÚomo delle Stelle" (O Homem das Estrelas), do italiano Giuseppe Tornatore.
Bastidores
As fugas abruptas das convidadas Raquel Welch e Gina Lollobrigida foram as deserções mais marcantes do festival.
Welch se irritou com o caos da abertura da mostra e abandonou Mar Del Plata no dia seguinte.
Já a atriz italiana foi embora no outro dia, nervosa com o assédio da imprensa e as perguntas sobre sua famosa rixa com a conterrânea Sofia Loren. Ambas convidadas receberam US$ 50 mil de cachê para participar do festival.
A francesa Jacqueline Bisset, a terceira diva do festival, embolsou a metade de Welch e Lollobrigida, sem se queixar de nada.
Mas houve mais ausências: o diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um dos 11 jurados da mostra competitiva, não apareceu, justificando estar doente.
Pela mesma razão, a atriz local Norma Aleandro, famosa no Brasil por seu papel principal no filme "A História Oficial", faltou à apresentação de "Sol de Outono", sua última interpretação no cinema.

Texto Anterior: Bill Gates avisa que quer a metade de tudo
Próximo Texto: Christopher Reeve volta às telas com duas produções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.