São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soares nega favorecimento

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Odacir Soares (PFL-RO), 1º secretário da Mesa Diretora do Senado, disse à Folha que levou para Rondônia o documento do Ministério da Fazenda sem saber do que se tratava.
Soares negou qualquer manobra para evitar a divulgação do documento com o objetivo de favorecer a candidatura de Celso Pitta.
"Não posso impedir que as pessoas façam ilações. Mas isso é um absurdo. Eu trouxe a pasta para Rondônia sem saber que tinha qualquer papel do Ministério da Fazenda", disse.
O 1º secretário afirmou ter lido o documento apenas ontem, por volta das 17h, quando telefonou de Porto Velho para sua chefe de gabinete, Analice Pinheiro, e ficou sabendo de toda a confusão armada.
"Não havia originais. Havia xerox de três requerimentos de informações pedidas por dois senadores diferentes -Eduardo Suplicy (PT-SP) e Gilberto Miranda (PMDB-AM)- sobre o mesmo assunto", disse.
Por volta das 18h, Soares recebeu recado de que o presidente Fernando Henrique Cardoso estava procurando-o e telefonou ao Palácio do Planalto.
FHC queria saber o que tinha ocorrido e perguntou se Soares não poderia enviar ainda ontem o documento -mesmo sendo cópia.
Soares respondeu que não poderia atender ao pedido, porque o procedimento correto seria despachar o original.
"Se o pessoal do ministério fosse mais cuidadoso, poderia, ao menos, ter autenticado o papel", disse.
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, disse que os responsáveis pelo atraso na apresentação dos documentos são o próprio Banco Central e Soares.
Erundina disse que não se surpreende com a atitude de Soares, "um dos membros da tropa de choque de Collor (ex-presidente Fernando Collor)".
Soares, segundo ela, "sumiu com o documento do BC".
Erundina disse que o Banco Central teve três meses para esclarecer o caso e deixou para apresentar o documento no último dia do segundo turno.

Colaborou ANA MARIA MANDIM, da Reportagem Local

Texto Anterior: Suplicy não consegue obter o documento
Próximo Texto: Divisão interna do PT reduz chances de Erundina comandar SP pela 2ª vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.