São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Nível de óleo foi preenchido
DA REPORTAGEM LOCAL A TAM informou ontem por sua assessoria que o nível de óleo no sistema hidráulico do Fokker-100 foi completado antes da decolagem, como havia sido solicitado pelo piloto Luiz Barbosa em seu relatório de bordo.O relatório de bordo descreve as ocorrências de vôo. Deve ser preenchido a cada pouso e entregue à equipe que faz manutenção da aeronave antes da decolagem. Paulo Pompílio, assessor da presidência da empresa, disse ontem que o nível de fluido é completado regularmente, porque o avião consome o óleo durante as operações. Segundo a empresa, o sistema hidráulico número dois, onde foi detectada a falta de óleo antes da decolagem, não é responsável pela abertura do reverso. O reverso é uma espécie de freio aerodinâmico do Fokker-100 que teria aberto indevidamente durante a decolagem do avião que caiu. A abertura irregular do reverso é apontada como a principal causa da queda da aeronave. O sistema hidráulico número dois é responsável pelo funcionamento do trem de pouso e dos freios. Em caso de pane no sistema número um, o principal, o sistema dois assume suas funções, inclusive o funcionamento do reverso. Nesse caso, segundo a empresa, o sistema número um, por ter uma grande quantidade de óleo, ainda mantém o sistema funcionando por um tempo, dependendo do tipo de pane. Texto Anterior: Piloto diz à polícia que jato tinha problema Próximo Texto: Alarme deve ser modificado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |