São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
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Nível de óleo foi preenchido

DA REPORTAGEM LOCAL

A TAM informou ontem por sua assessoria que o nível de óleo no sistema hidráulico do Fokker-100 foi completado antes da decolagem, como havia sido solicitado pelo piloto Luiz Barbosa em seu relatório de bordo.
O relatório de bordo descreve as ocorrências de vôo. Deve ser preenchido a cada pouso e entregue à equipe que faz manutenção da aeronave antes da decolagem.
Paulo Pompílio, assessor da presidência da empresa, disse ontem que o nível de fluido é completado regularmente, porque o avião consome o óleo durante as operações.
Segundo a empresa, o sistema hidráulico número dois, onde foi detectada a falta de óleo antes da decolagem, não é responsável pela abertura do reverso.
O reverso é uma espécie de freio aerodinâmico do Fokker-100 que teria aberto indevidamente durante a decolagem do avião que caiu. A abertura irregular do reverso é apontada como a principal causa da queda da aeronave.
O sistema hidráulico número dois é responsável pelo funcionamento do trem de pouso e dos freios.
Em caso de pane no sistema número um, o principal, o sistema dois assume suas funções, inclusive o funcionamento do reverso.
Nesse caso, segundo a empresa, o sistema número um, por ter uma grande quantidade de óleo, ainda mantém o sistema funcionando por um tempo, dependendo do tipo de pane.

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