São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PE e MG registram tremores de terra

Abalos assustam moradores

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Tremores de terra foram registrados ontem e anteontem em Caruaru (PE) e no norte de Minas Gerais. A informação é do Departamento de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília).
As duas áreas são alvos de estudos da universidade, segundo o chefe do Departamento de Sismologia, José Alberto Veloso, 50.
Em Minas Gerais, os tremores aconteceram às 21h40 de anteontem, na região de Januária, às margens do rio São Francisco.
Em Caruaru, houve tremores à 1h05 de ontem. Ambos duraram cerca de dez segundos, conforme Veloso.
Nos dois casos, segundo Veloso, a intensidade ficou entre três graus e quatro graus na escala Richter -intensidade capaz de mover a mobília das casas, mas incapaz de causar danos maiores, como rachaduras nas paredes.
Em Caruaru (130 km a oeste de Recife), houve um princípio de pânico, com algumas pessoas chegando a correr para a rua. O Corpo de Bombeiros da cidade recebeu 20 chamadas.
Estrondo
"Houve um estrondo assim: tuuuuuuuum! Aí a cama se mexeu, como se tivesse alguém empurrando, e eu saí correndo de casa", disse a aposentada Maria da Silva Fonseca, 64, do bairro do Salgado.
Segundo Veloso, existem registros de tremores de terra em Caruaru desde 1908, mas até hoje nenhum de grandes proporções. "Eles assustam, mas até agora não criaram perigo", disse ele.
O último aconteceu em 10 de setembro, também em intensidade inferior a quatro graus na escala Richter.
Desde 1988, a UnB mantém na cidade uma estação sismográfica (que identifica e mede os tremores), temporariamente desativada para troca de equipamentos.
Os tremores de ontem foram registrados pela estação sismográfica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal.

Texto Anterior: Servidor inativo terá salário de R$ 13 mil
Próximo Texto: PE e MG registram tremores de terra; Acusados de integrar quadrilha são presos; Dona-de-casa é ferida por bala perdida no Rio; Choque entre Gol e caminhão mata 4; Estudante atingida por amoníaco volta a ver
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.