São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
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Sistema responde pelos freios

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sistemas hidráulicos do Fokker-100 são responsáveis, entre outras coisas, pelo acionamento dos freios, dos trens de pouso, dos flaps e outros itens do avião.
Mas todos esses equipamentos podem ser acionados sem o sistema hidráulico ou com falha no acionamento hidráulico.
O acionamento dos flaps, por exemplo, pode ser elétrico e o dos freios, por um sistema de emergência.
Segundo um comandante da TAM que não quis ser identificado, o Fokker-100 poderia voar sem óleo algum sem risco de acidentes.
Isso acarretaria, entre outras coisas, comandos mais duros para o piloto e menos conforto para os passageiros.
O comandante descarta haver relação entre o baixo nível de óleo após o pouso com a queda do avião. Segundo ele, mesmo que o nível de óleo não fosse completado, o avião teria condições de decolar e voar normalmente.
Exigência
A TAM informou ontem que adotou uma checagem obrigatória de segurança para evitar abertura indevida de reverso no Fokker-100.
A adoção aconteceu, segundo a empresa, antes de a FAA -órgão que controla a aviação civil nos Estados Unidos- ter emitido documento obrigando os operadores de Fokker-100 a fazê-lo.
Ontem, no Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional dos Aeronautas divulgou a exigência da FAA questionando sua aplicação no Brasil.
O sindicato alega que decidiu divulgar o documento pela imprensa porque não conseguiu confirmar com a TAM se a checagem estava sendo exigida dos pilotos.
O procedimento de segurança consiste em checar os canais do sistema de aceleração automática (autothrottle ou ATS). A decolagem pode ser feita se pelo menos um dos canais estiver operando bem.
Com os dois canais bloqueados, segundo a recomendação, não há garantia de que o reverso não abra durante o vôo.
O reverso é uma espécie de marcha à ré da turbina, usada para frear o avião após a aterrissagem. Com o reverso destravado, o ATS desliga-se automaticamente. Portanto, mau funcionamento no reverso pode significar que o equipamento não está travado.
Nesse caso, o procedimento correto é levar o avião à manutenção, para que o sistema seja checado.

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