São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor se vê no protagonista adolescente

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM SÃO FRANCISCO

Para contar a história de Manuel, que tem apenas 14 anos, o autor criou ficção a partir de suas memórias. Foi assim que surgiu "Parrot in The Oven - Mi Vida".
Criado num conjunto habitacional, Manuel se apega à bruta realidade do pai desempregado e alcoólatra e da mãe compulsiva que não pára de limpar a casa.
Há situações que beiram o clichê, como o pai sendo preso por tentar matar a mãe, a irmã adolescente engravidando e perdendo um bebê e a tentação de se unir a uma gangue que pratica pequenos furtos. "Tais coisas existem, não são clichês e nem acontecem apenas em famílias chicanas", afirma Martinez. "Se o pai não consegue achar trabalho, se sente humilhado e a mãe tenta arrumar a vida da família limpando a casa".
As 216 páginas da edição da Harper Collins quase formam um livro de contos, pois é tênue a linha que une os capítulos. A história do quintal da casa dos avós onde uma árvore enxertada de ameixas, amêndoas, cerejas e pêssegos em galhos diferentes é sucedida pelo capítulo que conta o disparo acidental do rifle do pai que quase mata a filha caçula.
O escritor afirma que expõe seus problemas particulares. "Minha irmã diz que as famílias mais unidas são as que enfrentaram crises", diz ele. "Crescer no meio de tanto preconceito lhe leva a um cansaço profundo, e você sempre quer escapar tal vida".

Texto Anterior: Premiado Victor Martinez rejeita rótulo de "chicano"
Próximo Texto: Cecília Meireles resgata paixão e poesia em Mário de Andrade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.