São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova onda inglesa do vídeo chega a SP

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"See You Later", a mostra de vídeos ingleses destaque de amanhã na programação do 11º Videobrasil, é a prova de que a linguagem do vídeo ainda pode ser revolucionária e irreverente.
Quem vai estar apresentando esse painel é o francês Michael Mazière, diretor do London Electronic Arts, que chegou ontem ao Brasil. Ele selecionou para o evento 13 obras que representam a nova geração de artistas ingleses que explora o vídeo em seus trabalhos.
A novidade começa pelo nome da mostra, "See You Later" (Vejo você mais tarde). Todas as obras fogem do formato tradicional de TV e, ao mesmo tempo, todas ou foram ou irão ao ar. "Só que em um horário alternativo, em geral muito tarde. Então são vídeos para ver mais tarde", afirmou Mazière em entrevista à Folha.
Os artistas dessa "nova onda" inglesa encontraram naturalmente uma nova forma de expressão com vídeo que foi bem-vinda tanto nas galerias de arte como nos festivais de cinema e vídeo.
O impacto com o público é imenso, afirma Mazière. Mesmo assim, os artistas encontram resistência para exibir seus trabalhos em emissoras de TV. "Em geral apenas a BBC 2 e a Channel 4 veiculam, em horários pouco convencionais."
Seu critério para a seleção dos trabalhos foi escolher os artistas que são os mais importantes no momento na Inglaterra. "É um programa que mostra diferentes formas que os artistas de hoje têm de fazer intervenção na televisão."
O conteúdo varia do formato documental à performance teatral em imagens "low tech", ou seja, sem alta definição. "Definitivamente esses filmes não são o que estamos acostumados a ver na TV. O que os artistas aproveitam de bom da TV é seu imediatismo."
Os trabalhos são muito diversos, segundo ele. Sua idéia era trazer obras de jovens artistas que trabalham não só com vídeo, mas também com instalações, pinturas, esculturas e também com cinema.
"See You Later" é composto de dois programas. O primeiro, a ser exibido amanhã, às 17h30, no Sesc Pompéia, traz 13 curtas-metragens e tem duração de 1h14. O segundo será a mostra dos quatro CD-ROM selecionados por Mazière, que será mostrado no domingo, às 17h, no auditório do Sesc Pompéia.
Entre os curtas está "Remember Me", do próprio Mazière, que vai ser exibido no Channel 4 em 1997. "O filme dura dez minutos e trata do sentimento da perda e da nostalgia que a morte traz contado de forma poética", disse.
(DR)

Evento: 11º Videobrasil
Programa: See You Later - 13 curtas de artistas ingleses
Quando: amanhã e domingo, às 17h30
Onde: teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Pompéia, São Paulo, tel. 011/871-7784)

Texto Anterior: Sucesso é inexplicável para quinteto de clones vocais da Janet Jackson
Próximo Texto: Artistas colhem os frutos do 'Antarctica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.