São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinossauros não são os "avós" das aves

DA REPORTAGEM LOCAL

As aves não evoluíram a partir de algumas espécies de dinossauros, como se pensava.
Em estudo publicado na edição de hoje da revista "Science", pesquisadores relatam a descoberta de fósseis de 140 milhões de anos de três espécies diferentes de pré-aves.
O fóssil mais antigo de algo semelhante a um pássaro era o do Archaeopteryx lithographica, de cerca de 75 milhões de anos. O animal tinha dentes e algumas outras características dos répteis.
Larry Martin, da Universidade do Kansas (EUA), Lianhai Hou, da Academia Chinesa de Ciências, e Alan Feduccia, da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill (EUA), descobriram os fósseis de Confuciusornis, Liaoningornis e Chaoyangia na China.
O primeiro deles era o de um animal que tinha penas e era desdentado. Essa espécie pode ter dado origem às aves modernas. As outras duas devem ter sido extintas com os demais dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos.

Texto Anterior: Zaire aponta 'repúdio mundial'
Próximo Texto: Mal de Parkinson pode ser hereditário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.