São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mal de Parkinson pode ser hereditário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Alguns casos de mal de Parkinson podem ser hereditários -isto é, a predisposição para desenvolver a doença seria transmitida por meio dos genes.
Mihael Polymeropoulos, do Centro para a Pesquisa do Genoma dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, e equipe localizaram o gene que provocaria a doença numa região específica (locus) do cromossomo 4, mas ainda não o identificaram.
Nos doentes de Parkinson, os nervos que controlam os movimentos se degeneram. O mal provoca tremores, limita a locomoção e pode causar demência. A doença ataca cerca de 1% da população com mais de 50 anos.
Nos primeiros estágios a doença pode ser controlada com remédios, mas não há cura conhecida.
O estudo, publicado hoje na "Science", analisou uma família italiana em que a incidência do mal de Parkinson é muito alta (60 dos 592 membros). Ainda não é certo que o problema genético cause o mal em outros grupos.

Texto Anterior: Dinossauros não são os "avós" das aves
Próximo Texto: Hindus e muçulmanos rateiam 94 cadáveres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.