São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo pediu exumação de fazendeiro

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL

Há cerca de dois meses, o fotógrafo mineiro José Geraldo Aguiar, 47, residente em São Francisco (MG), protocolou na Justiça pedido de exumação do fazendeiro Antônio Maria da Conceição, morto em agosto de 1993, em Buritis (MG). Motivo: ele seria o verdadeiro Lampião.
O Rei do Cangaço, segundo a história, foi morto e decapitado, junto com Maria Bonita e outros nove cangaceiros, em julho de 1938, na grota do Angico (SE), às margens do rio São Francisco.
Para Aguiar, Lampião e Maria Bonita conseguiram fugir ao cerco da volante (polícia) e se instalaram em Minas Gerais, passando também pela Bahia, Alagoas e Goiás.
Os dois teriam tido outros dez filhos, além de Expedita Ferreira Nunes.
Maria Bonita, segundo ele, usava o nome de Maria Teixeira Lima. Depois de sua morte, em 1987, em Montes Claros (MG), o fazendeiro se casou de novo e teve mais um filho.
"Sou o verdadeiro Lampião"
Aguiar está pesquisando o fazendeiro há quatro anos e meio. Neste período, descobriu que ele usou pelo menos dez nomes diferentes e morou em 15 cidades, segundo o fotógrafo, para fugir de eventuais perseguições de crimes cometidos à época do cangaço.
Segundo Aguiar, o fazendeiro lhe disse: "Homem que é homem não mente, eu sou o verdadeiro Lampião".
Em outra oportunidade, afirmou: "Homem nenhum conseguiu matar Lampião. Só Deus será capaz de me matar".
Aguiar prepara um livro com 45 depoimentos de pessoas que conviveram com o suposto Lampião, além de documentos e fotografias do fazendeiro.
O juiz José Humberto da Silveira, da comarca de Arinos (MG) -que responde por Buritis-, negou pedido de exumação do corpo do fazendeiro por haver falhas jurídicas no requerimento.
Novo pedido foi protocolado por Aguiar na quinta-feira. O IML (Instituto Médico Legal) de Brasília, que fará a exumação -se autorizada- do fazendeiro, também realizará o exame de DNA para comparar o código genético do fazendeiro com o de parentes de Lampião.
(WF)

Texto Anterior: Filha de Lampião não vai comparar DNA
Próximo Texto: "Na minha família ninguém é frouxo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.