São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório deve exigir mudança em Fokker

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O relatório preliminar da comissão que investiga a queda do Fokker-100 da TAM em São Paulo deve exigir que a Fokker, empresa fabricante do avião, altere o projeto da aeronave, os treinamento dos pilotos e as checagens de segurança do aparelho.
A queda do avião ocorreu em 31 de outubro e causou a morte de 98 pessoas.
A comissão, que tem representantes da Aeronáutica, da TAM e dos sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários, vai se reunir na segunda-feira, no Rio de Janeiro, para começar a redigir o relatório preliminar, que é um esboço do relatório final.
Sobre o projeto, a comissão deve exigir que a Fokker altere o sistema de alimentação elétrica que aciona o reverso do motor do Fokker-100.
A comissão considera certo que o avião acidentado perdeu estabilidade por causa da abertura cíclica -abriu e fechou várias vezes- do reverso direito do avião durante a decolagem.
As causas da abertura indevida e a reação da tripulação diante do problema ainda não foram totalmente analisadas.
O reverso é uma espécie de marcha à ré da turbina e só deve ser utilizada durante o pouso, para frear o avião.
O relatório deve sugerir uma alteração que a TAM já vem utilizando em seus Fokker-100 desde alguns dias depois do acidente, que consiste em acrescentar um relé -interruptor elétrico- de segurança ao sistema de acionamento do reverso.
Além disso, deve ser exigido que o treinamento obrigatório dos pilotos de Fokker-100 inclua a situação de abertura cíclica de reverso durante a decolagem.
Atualmente, os manuais do Fokker-100 consideram de uma em 1 bilhão a chance de o reverso abrir durante a decolagem.
Checagem
Por último, deve ser incluída na checagem de segurança, feita antes de cada decolagem, uma verificação dos canais do sistema automático de aceleração -chamado ATS ou autothrottle.
Essa última recomendação já foi adotada pelo RLD e pelo FAA -órgãos responsáveis pela aviação civil na Holanda e nos EUA, respectivamente.
O ATS é um sistema que opera automaticamente a aceleração dos motores. Esse sistema desliga-se automaticamente caso o reverso não esteja corretamente travado.
Assim, uma pane no ATS pode significar problemas no reverso. Nesse caso, a decolagem deve ser interrompida.

Texto Anterior: Garota é achada morta com mutilações em rio no RN
Próximo Texto: Técnicos analisam nova peça suspeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.