São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE reconhece que tequila é do México

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia reconheceu a tequila como uma bebida única mexicana. O reconhecimento da denominação de origem abre amplas oportunidades de exportação para o produto e protege a indústria mexicana de falsificações e "pseudo-tequilas" produzidas na Espanha e por outros possíveis fabricantes europeus.
O reconhecimento é resultado de quatro anos de negociação e está registrado num acordo aprovado no último dia 8. Além da tequila, originária da cidade do mesmo nome no estado de Jalisco (a 40 quilômetros a oeste de Guadalajara), o acordo inclui o mezcal, outra bebida tradicional mexicana.
O México produz anualmente 108 milhões de litros de tequila, dos quais destina 60,7 milhões para a exportação. Os países da União Européia compram 7,2 milhões de litros. Com o acordo, que deverá entrar em vigor nas próximas semanas, os produtores mexicanos terão acesso sem concorrência aos mercados europeus (360 milhões de consumidores, mais que EUA e Canadá juntos).
O principal produtor e exportador mexicano é a José Cuervo, com mais de 200 anos e 49% das exportações. Ainda no setor de bebidas, a empresa norte-americana Anheuser-Bush anunciou ontem que deverá aumentar sua participação para 35,12% no Grupo Modelo, que faz a cerveja Corona.

Texto Anterior: Gás natural para o desenvolvimento
Próximo Texto: Motta vai unificar concessões de TV a cabo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.