São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleita promete apoiar reeleição

LUCIO VAZ
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

O presidente Fernando Henrique Cardoso ganhou mais um cabo eleitoral para trabalhar pelo projeto que permite a sua reeleição: a prefeita eleita de Florianópolis, Angela Amin (PPB), mulher do presidente nacional do PPB, senador Esperidião Amin.
Mesmo integrando o partido do prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, que trabalha contra a emenda da reeleição, Angela afirma que tanto ela quando o senador Amin jamais se posicionaram contra a reeleição.
"Nós não poderíamos desfazer um voto que nós demos quando da revisão constitucional de 94", disse a prefeita eleita.
Ela afirmou que Amin só não se manifestou a favor da reeleição antes de 15 de novembro porque isso poderia parecer uma forma de beneficiá-la, já que ela era candidata a prefeita.
Angela Amin promete votar a favor da reeleição na Convenção Nacional do PPB, que será realizada em 4 de dezembro.
"Eu já votei a favor e não vou descantar o verso", afirmou a prefeita eleita.
Ela também deixa claro que espera conseguir favores junto à esfera federal, para recuperar as finanças da prefeitura e, com isso, poder pagar o funcionalismo municipal.
"Nós vamos buscar os números reais e fazer a renegociação da dívida da prefeitura junto ao Banco Central e ao Senado Federal, para que possamos buscar os recursos nacionais e internacionais", afirmou a prefeita eleita.
Angela Amin venceu a eleição na capital catarinense com 87.856 votos, 51,28% do total. Seu adversário, o petista Afrânio Boppré, obteve 75.320 votos, 43,96%l.
A seguir, os principais trechos da entrevista concedida pela prefeita eleita depois de divulgado o resultado final:
*
Folha -A sua coligação fez apenas 5 dos 21 vereadores. Como a senhora vai conseguir maioria na Câmara Municipal?
Angela Amin - Vamos procurar os outros partidos, na busca desses aliados, tendo claro o compromisso com a cidade.
Folha - Como foi a participação, na sua campanha, do senador Esperidião Amin?
Angela - Ele foi uma força fundamental. Conhece os problemas da cidade e me ensinou muito durante toda a minha vida pública.
Folha - Qual o seu primeiro ato quando a senhora assumir?
Angela - Pagar o funcionalismo em dia.
Folha - Como pagar se a Prefeitura de Florianópolis está quebrada?
Angela - Nós vamos buscar os números reais e fazer a renegociação da dívida da prefeitura junto ao Banco Central e ao Senado Federal, para que possamos buscar os recursos nacionais e internacionais.
Folha - A sua vitória contribui para a candidatura do senador Esperidião Amin ao governo do Estado em 98?
Angela - Espero continuar sendo a grande cabo eleitoral do Esperidião. Sempre fiz isso.
Folha - A senhora fala em conseguir recursos na área federal. Mas o senador Amin tem se posicionado contra o projeto de reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso. Isso não pode atrapalhar os seus planos?
Angela - Isso não é verdadeiro. O Esperidião jamais colocou, nem para a imprensa e nem para o presidente, ser contrário ao processo de reeleição.
Até porque ele não poderia desfazer um voto que nós demos quando da revisão constitucional de 94. Tanto ele quanto eu votamos a favor da reeleição.
O que ele não poderia fazer, em detrimento de uma posição tomada pela convenção do partido, era deliberar diferente para beneficiar a sua mulher, como candidata a prefeita de Florianópolis. Isso ele posicionou com clareza para o presidente da República. A decisão do partido com relação à reeleição será tomada em 4 de dezembro em convenção.
Folha - Qual deverá ser o resultado da convenção nacional do PPB?
Angela - A convenção dirá. Eu vou dar o meu voto. Eu já votei a favor e não vou descantar o verso.

Texto Anterior: Executiva do PT começa a discutir as causas do fracasso no segundo turno
Próximo Texto: Mansur reanima malufismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.