São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prematuro pode ter problemas de visão; Médicos motivam mais contra o fumo; Úlcera é detectada sem endoscopia; FDA faz advertência sobre cosmético; Hospitais dos EUA têm pouco antídoto; Tese faz análise de transplante renal; FMUSP diagnostica hipertermia rara

JULIO ABRAMCZYK

Prematuro pode ter problemas de visão
O diagnóstico da retinopatia em prematuros deve ser feito nas primeiras semanas de vida, diz o médico Wagner Ghirelli. Ela ocorre pelo desenvolvimento incompleto dos vasos que nutrem a retina.

Médicos motivam mais contra o fumo
A recomendação médica para a prevenção de doenças pulmonares foi a principal motivação para os pacientes abandonarem o cigarro, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Úlcera é detectada sem endoscopia
Foi introduzido nos EUA um novo teste com a droga Pranactin para detectar presença do "H pylori" no estômago, que causa úlceras. Até há pouco, o diagnóstico era feito somente por endoscopia.

FDA faz advertência sobre cosmético
A FDA (Food and Drugs Association), dos EUA, lançou advertência sobre o uso do creme de beleza "Manning", por conter mercúrio, substância que aplicada na pele provoca graves danos à saúde.

Hospitais dos EUA têm pouco antídoto
Pesquisa do médico Richard C. Dart publicada na "Jama", da Associação Médica Americana, analisa o pequeno estoque de antídotos para intoxicações nas farmácias de hospitais dos EUA.

Tese faz análise de transplante renal
A tese de doutorado de Vera Schattan Pereira Coelho, "Interesses e Instituições na Política de Saúde: o Transplante e a Diálise no Brasil", em ciências sociais, será defendida dia 26 na Unicamp.

FMUSP diagnostica hipertermia rara
Ana Maria Tsanaclis e Helga Azevedo iniciam dia 22, no Laboratório de Neuropatologia da Faculdade de Medicina da USP, testes para diagnóstico de suscetibilidade à hipertermia maligna (raro aumento da temperatura corporal em anestesias).

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Assistente social toma comprimido toda noite
Próximo Texto: Brasil aplica medicina de 1º e 3º mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.