São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esportes radicais aliviam tensão e estresse

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Essa é a palavra de ordem para a maioria dos executivos que vive nas grandes cidades.
Para aliviar a tensão e o estresse do dia-a-dia dos escritórios, um número cada vez maior de empresários passou a praticar os chamados esportes radicais ou "de aventura". Essas atividades vão de uma simples caminhada nas montanhas no final de semana a viagens longas, que chegam a durar até dois meses.
Os que praticam alpinismo, mergulho, escalada, pulam de asa-delta ou fazem "trekking" (caminhada) costumam dedicar seus finais de semana para isso.
Outros, que muitas vezes não conseguem se livrar do trabalho nem nesses dias, preferem tirar férias longas e encarar grandes aventuras, como ir de moto para o Chile ou fazer um safári na África.
Aventureiros
Essa busca por emoções diferentes das que encontra no mundo dos negócios é o que motiva o empresário Ernest Rose, 55, a pegar sua moto, uma Suzuki DR 800, e sair pelas estradas do mundo.
Rose já percorreu mais de 7.000 km na Costa Oeste dos EUA e foi de São Paulo para o Chile, Argentina e Manaus. Ele é separado e tem um filho de 25 anos que, segundo ele, "apóia o pai, mas prefere praticar mountain bike."
Ricardo F. Brancatelli, 28, gerente de negócios de uma empresa de informática, prefere se aventurar apenas nos finais de semana. Casado há dois anos, ele costuma mergulhar ou pular de asa-delta nas suas folgas.
"Não é só uma forma de relaxar, mas também uma necessidade de viver novas aventuras", afirma.
Já o gerente de operações Carlos André Cesta, 26, prefere reunir os próprios colegas de escritório para fazer caminhadas.
O grupo vai para locais como Boiçucanga (litoral norte de São Paulo). As caminhadas duram de quatro a cinco horas por dia e todos passam a noite na mata, acampados em barracas.
Estudo
Pesquisa recente feita pelo Grupo Catho com 676 executivos de alta e média gerência em São Paulo aponta crescimento de 5% em 95 para 8,4% neste ano no número de profissionais adeptos dos esportes radicais.
O estudo foi realizado entre os meses de junho e outubro deste ano. No levantamento do Grupo Catho, o esporte preferido é o mergulho submarino, apontado por 36,8% dos entrevistados.

Texto Anterior: Venda deve crescer 43% em 97
Próximo Texto: Empresários escalam sete picos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.