São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um dia típico

MARCELO MANSFIELD
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dia típico na vida da grande dama da TV, Lia de Aguiar, começava por volta das 13h, no estúdio da rádio, com um ensaio de leitura da novela das 13h30, e mais tarde, o mesmo procedimento com a novela das 15h30, três vezes por semana.
Às 17h era a vez do teatrinho, escrito por Ivani Ribeiro, seguido dos programas de Cassiano Gabus Mendes e de Sarita Campos. Aí chegava a hora de correr para o estúdio da TV.
Depois de maquiada, penteada, era enfiada dentro de um figurino que a obrigava a usar um sapato salto sete e meio, com o qual ficava correndo entre o seu programa de entrevistas "Encontro entre Amigos" (às quartas e sábados), as novelas "Segundos Fatais" ou "Meu Trágico Destino" (duas vezes por semana) e os teleteatros, que apresentavam não só grandes clássicos de Shakespeare ou Ibsen, mas também adaptações de filmes de sucesso, como "Vitória Amarga" por exemplo.
Depois das 22h era a hora do ensaio para o quinzenal "TV de Vanguarda", que exigia uma semana de preparação.
Aos domingos, Lia de Aguiar passava o dia na emissora. Chegando lá por volta das 14h e só indo embora muito depois da meia-noite. Mas, se você pensa que ela caía na noite, se engana. Da emissora, ia direto para casa, decorar suas falas para o dia seguinte.
Num ritmo desses, é difícil achar tempo para mais alguma coisa. Mas Lia de Aguiar ainda tinha sempre uma horinha vaga para fazer um filme, "O Sobrado", de 1956.
Como a maioria do elenco era da Tupi, eles acabavam sempre achando um buraco na escalação que permitia uma escapadela para o set de filmagem.
Quando se casou, Lia de Aguiar se afastou do rádio e da televisão. Ficou fora por 11 anos. Com uma agenda como a dela, ficava difícil constituir uma família.
Pelo menos naquele tempo. Hoje em dia, uma atriz como Claudia Raia, por exemplo, tem seu casamento e gravidez seguidos de perto pelas câmeras, fazendo tão parte da programação como o enlatado estrangeiro que permite às estrelinhas de plantão ter tempo de sobra para seus abdominais.

Texto Anterior: 'Salsa' também tem seu 'descamisado'
Próximo Texto: Zélia Duncan grava clipe 'subaquático' no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.