São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
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Franqueados se unem para lucrar mais

MARCELO CHERTO
DE BOSTON (EUA)

Com a esperança de reduzir ainda mais seus custos operacionais, os franqueados proprietários de cerca de 12 mil lojas Subway situadas nos Estados Unidos acabam de formar uma cooperativa de compras, que, daqui para diante, deverá cuidar da aquisição e da logística de todos os suprimentos que as franquias necessitam para funcionar.
Algo mais ou menos nos moldes do que a rede americana Dunkin' Donuts já mantém há algum tempo.
A cooperativa ficará encarregada de todas as negociações com os fornecedores de insumos e ingredientes alimentícios e também de guardanapos, copos, toalhas e outros itens de papel utilizados nos restaurantes Subway nos EUA.
Os franqueados acreditam que isso lhes proporcionará uma economia de uns 5%, o que, numa economia estável, representa um montão de grana.
Um dos franqueados que faz parte da diretoria dessa cooperativa é Dennis Rottinghaus, que possui 52 restaurantes Subway.
Segundo ele, que gasta, em média, US$ 85 mil por ano em ingredientes, insumos e itens de papel para abastecer cada um dos seus restaurantes, o novo esquema vai lhe permitir economizar pelo menos US$ 5.000 por restaurante. O que, no final do ano, representará mais US$ 260 mil em seu bolso. Nada mal, não é mesmo?
Os especialistas americanos com quem tenho conversado asseguram que as cooperativas de compras (ou de negociações) têm sido um fator importante para garantir a redução nos custos operacionais das franquias. O que é muito importante em ramos como o fast food, em que as margens estão cada vez mais apertadas, em função do mercado cada vez mais competitivo.
Para Jan Field, principal executivo da nova cooperativa, que já dirigiu durante mais de três anos uma operação semelhante para a Burger King, um esquema do gênero contribui também para fazer com que os franqueados se comprometam ainda mais com suas respectivas marcas, pois deixam de estar vinculados a ela apenas por intermédio de suas lojinhas, mas também por algo bem maior.

Internet: www.franquia.com.br

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