São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilar Miró vence festival

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

A produção chinesa "Atrás da Cidade Proibida", de Zhang Yuan, ficou com os prêmios de melhor direção, roteiro e fotografia do 12º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.
E ainda empatou em 4 a 4 na votação dos jurados para a escolha de melhor filme, mas a película espanhola "O Cão do Jardineiro", de Pilar Miró, acabou ficando com a premiação de US$ 625 mil.
"Eu gostaria de ter ganho o dinheiro. Mas, como se vinculou essa premiação a uma co-produção com a Argentina, eu sabia que não podia vencer. O que me interessa são meus prêmios e não a política", disparou Yaun após o resultado.
Depois do empate, os jurados se inclinaram para o "O Cão do Jardineiro", dando-lhe o título de melhor filme.
O prêmio de melhor ator acabou nas mãos do italiano Silvio Orlando, de "Minha Geração". Já a atriz vencedora foi a norte-americana Renée Zellweger, protagonista de "Todo Esse Mundo".
"Atrás da Cidade Proibida" retrata um interrogatório de um jovem homossexual por parte de um oficial de polícia. Já "O Cão do Jardineiro" é uma adaptação da obra do escritor espanhol Lope de Vega.

Texto Anterior: Livro faz balanço das relações entre cinema e Estado no Brasil
Próximo Texto: 'Xica da Silva' não valoriza debate da negritude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.