São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nudez de 'Xica da Silva' fica adiada

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

O telespectador terá de aguardar até dezembro para conferir a nudez da atriz Taís Araújo. Para evitar polêmicas com o Juizado de Menores e alinhavar melhor a trama, a direção da Rede Manchete decidiu adiar por uma semana a cena em que a protagonista Xica da Silva fica nua.
As cenas iriam ao ar terça-feira, um dia após Taís completar 18 anos. Mas a direção da novela resolveu alterar o capítulo.
O outro motivo para o adiamento teria sido a possibilidade de o Juizado de Menores se opor à exibição das cenas ou punir a emissora caso ficasse provado que as cenas de nudez haviam sido gravadas antes de a atriz completar a maioridade.
A Folha apurou que as imagens foram gravadas em Diamantina (MG) e estão prontas desde o início da novela. Como o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a exibição de menores nus na TV, a Manchete teria sido obrigada a aguardar a maioridade de Taís para exibir as imagens. A produção da novela, no entanto, nega que as cenas estejam prontas e arquivadas.
Sanções
"É proibido tanto gravar quanto levar ao ar cenas de nudez e sexo com menores. Se for comprovado que a menor gravou nua, pode haver sanção administrativa contra a emissora. A multa varia de três a vinte salários mínimos. A menos que os pais tenham acompanhado e autorizado a gravação", explicou o juiz Siro Darlan, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude.
A mãe de Taís, Mercedes Araújo, nega que as cenas de nudez já tenham sido feitas.
Darlan disse que a divisão de fiscalização vai verificar se a cena foi já gravada e em que condições foi captada. "O alvará que permite a participação da menor exclui cenas de sexo e nudez."
Sem cortes
Só no dia 2 de dezembro Taís aparecerá nua, na cena em que o contratador João Fernandes (Victor Wagner) vê Xica da Silva pela primeira vez, banhando-se numa cachoeira.
A cena já foi ao ar, mas com cortes: Xica só mostrou ombros, braços e pernas. A cena será reexibida, em flash-back, mas, desta vez, na íntegra: a atriz aparece totalmente despida.
Walter Avancini, diretor artístico da Manchete, promete não esconder nada. Para ele, não faz sentido a personagem tomar banho vestida. "Tomamos muito cuidado em cenas de nudez e sexo. Nosso único compromisso é com a estética da imagem, das sensações. Mostraremos como as personagens estão envolvidas, expondo suas emoções naquele momento."
A nudez das escravas de Xica da Silva iria ao ar amanhã, mas também foi adiada para 28 de novembro. Xica descobre que o capitão Gonçalo (Eduardo Dusek) desconfia que ela e as escravas fazem uma oferenda aos orixás. Para fugir do flagrante, Xica manda as negras se despirem e mergulharem no rio. Taís Araújo, porém, fica submersa.

Texto Anterior: Magrini desconfia que Ralf esteja vivo
Próximo Texto: Aracy Balabanian e Arlete Salles vão à 'Escolinha' de fim-de-ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.