São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente foi informado na terça sobre acusações a Abrão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso soube na terça-feira da semana passada da acusação de corrupção envolvendo o líder do PTB na Câmara, deputado Pedrinho Abrão (GO).
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, confirmou que FHC soube das acusações antes de publicação de reportagem a respeito.
Segundo o jornalista Janio de Freitas, em sua coluna publicada anteontem na Folha, FHC soube dois dias antes das acusações, mas ficou em silêncio para não prejudicar negociações que fazia para conquistar o apoio dos deputados petebistas ao projeto de reeleição.
A acusação contra Pedrinho Abrão foi publicada pelo jornal "O Globo", na quinta-feira da semana passada.
O ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) afirmou que foi ao Palácio do Planalto na terça-feira daquela semana, no final da tarde.
Ele diz que foi nessa ocasião que contou o episódio ao presidente.
O porta-voz da Presidência afirmou que FHC deixou que Krause tomasse as providências necessárias para relatar o caso.
Segundo ele, o presidente tomou conhecimento das irregularidades antes da publicação das acusações.
"À medida que o ministro Krause disse que estava providenciando essa denúncia, o presidente concordou com fato e deixou ao ministro (a iniciativa para tomar as providências e relatar o caso)", afirmou Amaral.
"O presidente não é policial. Quando as questões são da competência do Executivo, sempre as medidas são tomadas. Nesse caso, o ministro estava tomando, com o conhecimento do presidente, todas as medidas cabíveis."
O porta-voz disse que Fernando Henrique Cardoso não comentou se as medidas tomadas por Krause foram as melhores para o caso.
"O presidente quer que essas acusações sejam apuradas, mas essas providências são de competência do Congresso", declarou Amaral.

Texto Anterior: Para FHC, Krause errou ao envolvê-lo em acusação
Próximo Texto: Deputado quer verba fictícia em rodovias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.