São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
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Procter & Gamble processa a Colgate e sua agência nos EUA

Empresa alega que Y&R teria plagiado comercial

DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Procter & Gamble, um dos maiores do mundo no setor de higiene e limpeza, entrou na semana passada com um processo na Justiça dos EUA contra outro gigante do setor, a Colgate-Palmolive, e sua agência de propaganda, a Young & Rubicam.
A Procter & Gamble alega que um anúncio veiculado pela Colgate em alguns países, inclusive o Brasil, para divulgar a pasta de dente Colgate Total seria uma cópia de campanhas feitas para a pasta de dente Crest desde 1989.
Segundo a empresa, "antecipando a entrada da P&G no mercado chinês", a Colgate começou a veicular anúncios na China que seriam muito semelhantes a comerciais da Crest.
O anúncio da Colgate também foi divulgado na Austrália, Uruguai e Filipinas, segundo nota da P&G, que não menciona o Brasil, onde o filme foi veiculado apenas no Rio, no final de novembro.
"Nós teríamos preferido não entrar com a ação, mas a Colgate não aceitou nossos repetidos pedidos para que parasse de infringir nossos direitos de propriedade", disse John Pepper, presidente da P&G.
As diretorias da Colgate e da agência Young & Rubicam, procuradas ontem pela Folha, não quiserem se pronunciar.
No Brasil, os dois grupos já estão em disputa acirrada depois que a Colgate-Palmolive comprou, em 1995, a Kolynos. A pedido da P&G, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que apura suspeitas de monopólio, examinou a compra e determinou que a Colgate adotasse uma de três opções: licenciar a marca Kolynos por 20 anos, vendê-la ou suspender seu uso por quatro anos.

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