São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção traz filmes de Nelson Pereira

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

Além do lançamento em vídeo da coleção "Grandes Sucessos da Atlântida", a Riofilme/Sagres coloca no mercado uma série de filmes de Nelson Pereira dos Santos.
A primeira fita a chegar é "Memórias do Cárcere", ainda em dezembro, quase simultaneamente à reapresentação do filme no Espaço Unibanco, em São Paulo.
Com esse trabalho de lançamento em vídeo de filmes importantes para a cinematografia nacional, a Riofilme pretende formar um público para o cinema brasileiro.
"Alguns filmes são peças vivas da cultura brasileira. Recuperá-los é fundamental", diz o diretor da Riofilme, José Carlos Avellar.
"Memórias do Cárcere" é o primeiro de uma série que inclui "Rio 40 Graus", "Rio Zona Norte" e "Vidas Secas", entre outros.
A cada mês, um dos filmes chegará às locadoras.
Alguns são relançamentos de obras já não facilmente encontradas, e outros, como o filme de abertura da coleção, nunca haviam sido lançados em vídeo.
"O filme faz uma reflexão sobre a condição brasileira em 50 anos de vida do país. Discute-a como se vivêssemos todos no cárcere que nos prende e do qual queremos sair", diz Avellar sobre "Memórias". "Além disso, é cinematograficamente muito poderoso."
O resgate de produções nacionais parece estar em alta. Além das séries da Riofilme, também a Funarte está colocando no mercado de vídeo parte de seu acervo, com obras como "Imagens do Inconsciente", de Leo Hirszman.
"É natural que isso aconteça. O passado não é tão distante assim. É preciso ter consciência de que o cinema brasileiro não começou agora", afirma o diretor da Riofilme.
A produtora -responsável pela distribuição de filmes do chamado "renascimento" do cinema brasileiro- estuda cooperação com a Funarte para distribuir o acervo da instituição.
Em abril, a Riofilme planeja lançar uma série de documentários.

Vídeo: Memórias do Cárcere
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Lançamento: Riofilme/Sagres (021/253-4782)

Texto Anterior: Amar é um verbo feliz
Próximo Texto: Salsa, samba e tango fazem Havana dançar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.