São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nélida Piñon toma posse da Academia Brasileira de Letras

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A escritora Nélida Piñon, 59, foi empossada ontem como presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras). Ela é a primeira mulher a presidir no mundo uma academia do gênero.
Com a sede da ABL, no Rio, lotada de amigos, a escritora disse em seu discurso de posse que estava "comovida".
Após a cerimônia, a imortal Lygia Fagundes Telles disse que a posse de Nélida demonstrava que "não há mais o menor preconceito em relação à mulher".
Em seu discurso, Nélida não deixou de fazer uma referência ao apoio dado por seus pares masculinos, "que confiaram na minha condição feminina".
Presidente interina desde agosto, devido ao afastamento do cargo do filólogo Antonio Houaiss, que está doente, Nélida já vinha mostrando alguns resultados de sua gestão, como a informatização do serviço de acesso à biblioteca da ABL.
Doente, a imortal Rachel de Queiroz não compareceu. O imortal e senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) chegou em uma cadeira de rodas.

Texto Anterior: Betinho lança dia 19 livro com recordações de sua infância
Próximo Texto: Zé Celso apresenta 'Bacantes' para artistas e políticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.