São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prova da UnB reúne 24,7 mil estudantes

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB) reuniu ontem em Brasília 24,7 mil estudantes da 1ª série do 2º grau de 16 Estados do Brasil. A prova conta pontos para o acesso à UnB.
O exame da UnB (Universidade de Brasília) é o primeiro em âmbito nacional que avalia o ingresso do estudante na universidade a partir do segundo grau.
Os alunos vão fazer uma prova no final de cada série, num total de três. Daqui a dois anos, as vagas da UnB serão divididas meio a meio entre os melhores colocados no vestibular convencional e os melhores do PAS.
"(O PAS é) supermoderno, superlegal. É muito mais prático", disse Valéria de Araújo, 15, que fez a prova ontem na UnB.
Os estudantes inscritos no PAS só precisam optar pela carreira na terceira prova.
A primeira prova do PAS seria realizada no ano passado, mas foi adiada. Segundo João Cláudio Todorov, reitor da UnB, a diferença entre currículos e programas das várias escolas foi o motivo do cancelamento.
Ranking
"O PAS melhora a qualidade do ensino. Faz com que escolas e professores se empenhem mais, padroniza currículos e faz com que os alunos estudem mais", afirmou Todorov.
Em abril, a UnB vai publicar um ranking das escolas de segundo grau, a partir dos resultados do PAS. O programa tem o apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
"A prova vai cobrar o que a pessoa sabe. Hoje, as escolas só preparam a gente para o vestibular. Agora, vamos ser bem preparados", disse Juliana Gomes, 15, que fez ontem a prova.
Para Antonio Ibañez, secretário de Educação do Distrito Federal, o PAS não termina com o vestibular a curto prazo.
"Isso demora, mas o programa é a melhor forma de avaliar o conhecimento do aluno."
"A avaliação seriada faz com que os pais se interessem mais pelo dia-a-dia dos filhos na escola", completou Ibañez.

Texto Anterior: Prioridades para pós-graduação
Próximo Texto: Estado vai fazer 'piscinões' antienchente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.