São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fosca" proporciona contato com o refinado

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora sem orçamento para uma verdadeira montagem, com cenários e figurinos, a "Fosca", apresentada em três récitas no Teatro Municipal -a última no domingo-, foi uma ocasião para se estabelecer contato com o refinamento musical desta ópera de Carlos Gomes (1836-1896).
Entre as soluções "econômicas" de uma produção lírica, esta foi com certeza a menos infeliz. A orquestra foi para seu fosso, e o palco, além do coral lírico e dos solistas, trazia uma enorme tela para as legendas, sobrepostas à projeção de centenas de ilustrações do artista plástico Fernando Anhê.
A soprano Celine Imbert (Fosca) e o tenor Rubens Medina (Paolo) foram os dois primeiros pontos de excelência na interpretação.
Ela é dona de uma voz agora madura e sempre expressiva, capaz de enfatizar a dramaticidade das notas mais graves, perfeitamente à vontade num papel que exige um jogo sofisticado de dinâmica e de clareza nas frases.
Quanto a ele, de carreira mais recente e talento exposto ainda há algumas semanas no elenco nacional da "Traviata", há uma voz de extraordinária potência, que não se deixa cobrir pela orquestra, mesmo nos raros e ruidosos momentos de acordes conjuntos de metais.
Outro tento foi marcado pelas vozes masculinas do Coral Lírico, de homogeneidade dramática e boa dicção em italiano, na abundante parte que o libretista Antonio Ghislanzoni lhes reservou, como o grupo de corsários.
A orquestra, dirigida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, deu provas do bom momento que atravessa. A partitura de Carlos Gomes é exigente, com rápidos contrapontos das madeiras com cordas e introdução embrionária dos "leitmotive", que ampliam o número de vozes. Mas o grande espetáculo ficou por conta de uma ópera que poucos conheciam e que é de uma felicidade melódica talvez superior à de "Il Guarany".

Texto Anterior: Chopin chega a seu "ponto de perfeição"
Próximo Texto: TELEVISÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.