São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operário vai virar sapateiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Metalúrgicos desempregados poderão, a partir de 1997, receber treinamento para funções no setor de serviço, como chaveiro, sapateiro e manipulador de tintas.
Esse programa de reciclagem está sendo preparado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que hoje já oferece cursos para operários desempregados, mas todos em funções industriais, como desenho mecânico, tecnologia e controle de medidas.
"Isso é um pouco ilusório, pois muitos desempregados não conseguem voltar para a indústria", disse Fernando Ferreira, coordenador técnico da Escola de Qualificação Profissional do sindicato.
Essa constatação é confirmada pelo estudo sobre o mercado de trabalho na Grande São Paulo, realizado por economistas do Ipea.
"Temos de treinar o metalúrgico desempregado para que ele consiga ocupação em outros setores", disse Ferreira.
Em 20 de janeiro começa a inscrição para cursos de chaveiro, sapateiro, mecânico e eletricista de automóveis, conserto de eletrodomésticos e manipulação de tintas.
Segunda Ferreira, um dos estímulos para essa diversificação foi o curso de eletricidade básica, inicialmente voltado para a indústria.
"Vimos que nos finais de semana os alunos faziam bico prestando serviço a parentes e vizinhos."

Texto Anterior: Exigência é maior para mulher
Próximo Texto: Governo altera as regras de concessões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.