São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme educa sobre homossexualismo sem chatice

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O filme "Um Caso de Amor" é mais que um simples relato da vida do viúvo Harry (Jack Thompson) e seu filho Jeff (Russel Crowe). É a história de uma prova de amor, respeito e dignidade.
Jeff é gay, e Harry não só aceita a homossexualidade do filho como incentiva o seu amor e interesse por outros rapazes.
Sem meias palavras, Harry conta diretamente ao espectador todo o seu respeito pela sexualidade de Jeff. Chega a ser didático.
Perfeito para ser visto por pais da "vida real" com dificuldades em aceitar a homossexualidade de seus filhos.
No começo, o pai fala tanto, se intromete tanto na vida do filho que acaba atrapalhando o início do namoro de Jeff com Greg (John Polson).
Assustado com toda a naturalidade de Harry em relação aos namorados de Jeff, Greg se afasta do rapaz por achar aquele drama doméstico demais para sua cabeça.
A saber: Greg mora com os pais, a mãe é submissa, e o pai é repulsivamente homofóbico.
Assim, Greg desaparece da trama, Jeff passa a sofrer de solidão, e Harry começa a namorar com Joyce (Deborah Kennedy). Tudo como acontece na vida de pessoas "normais".
"Um Caso de Amor" é absolutamente inovador ao eliminar todas as caricaturas tão comuns em filmes de temática homossexual.
Jeff, por exemplo, é bombeiro e jogador de futebol americano. Sua sensualidade é "cool" e sem apelações. Seus gestos delicados deixam bem claro sua homossexualidade, sem precisar rebolar ou desmunhecar em excesso.
Mas a direção de Kevin Dowling e Geoff Burton não é careta ao ponto de reprimir eventuais "pintas" dos personagens. Até os diálogos picantes são mostrados com ternura e carinho.
"Um Caso de Amor" é sem dúvida um filme-amor, um libelo anti-solidão e chega a ser emocionante ao mostrar a avó e a tia de Jeff, um casal de lésbicas que viveram juntas por 40 anos, no ato da separação por conta de problemas de saúde com a velhice.

Filme: Um Caso de Amor
Produção: Austrália, 1994
Direção: Kevin Dowling e Geoff Burton
Com: Jack Thompson e Russel Crowe
Quando: a partir de hoje no Belas Artes-Oscar Niemeyer

Texto Anterior: Narrativa dispersa prejudica "Os Ladrões"
Próximo Texto: 'Paixão Muda' exibe a vida sem sonho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.