São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal é recorde na zona sul

DA SUCURSAL DO RIO

No Jardim Botânico (zona sul) foram registrados 199,8 milímetros cúbicos de chuva, maior índice já apurado na região. A Fundação Geo Rio, responsável pelo levantamento, faz a medição em sete pontos da cidade.
O índice foi maior que o de fevereiro de 1988 (160 milímetros cúbicos), quando em três dias 42 pessoas morreram. "Nunca vimos uma coisa dessas. Essas seis horas de chuva foram uma catástrofe", afirmou Moysés Vibranovski, presidente da fundação.
Segundo Vibranovski, os desabamentos aconteceram até em áreas de pouco risco, devido ao excesso de água que desceu pelas encostas dos morros.
Para os alagamentos, a explicação foi o aumento da maré, que subiu um metro. "Com isso, o escoamento da água pelas galerias foi mais lento que o de costume."
Ele não afasta a possibilidade de as obras do Rio Cidade, projeto municipal de reurbanização, terem dificultado ainda mais o escoamento. "O entulho pode ter contribuído para o alagamento, mas não foi determinante." Para o prefeito interino, Gilberto Ramos, as obras não contribuíram para os alagamentos. "O Rio Cidade não é uma obra só de embelezamento, estamos trocando a tubulação para facilitar a drenagem da água."

Texto Anterior: Deslizamentos matam 8 crianças em favelas
Próximo Texto: Agricultor anda 30 km e acha casa destruída; O NÚMERO; A FRASE; Santos decreta estado de atenção em morros; Previsão de mais chuva leva alerta ao Guarujá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.