São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB aumenta 4,2% em 95, diz IBGE; setor agrícola cresce 5,9%

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro -soma de todos os bens e serviços produzidos no país- cresceu no ano passado 4,2% e fechou o ano em R$ 620,4 bilhões.
Os números foram divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão ligado ao governo federal.
Como durante o ano passado a população brasileira cresceu 1,42% sobre o ano anterior, a renda real per capita aumentou no período 2,74%.
O setor que aparece em primeiro lugar em crescimento foi o agrícola, que cresceu 5,9%. Em seguida, aparece o setor de serviços, cujo crescimento foi de 5,7%, e o industrial, que cresceu 2,0%.
Dentro do setor de serviços, a área de comunicações foi a que apresentou o melhor desempenho: crescimento de 24,5% sobre 94.
No caso da indústria, que contribui com 41% do total do PIB, o desempenho medíocre a partir do segundo trimestre de 95 anulou todo o crescimento que havia sido registrado nos três trimestres seguintes ao lançamento do Real.
Para o diretor de pesquisas do IBGE, Lenildo Fernandes, o desempenho da economia em 95 pode ser considerado "auspicioso".
"É preciso levar em conta que o desempenho se deu dentro de um programa de estabilização da economia", diz Fernandes.

Texto Anterior: Conheça a íntegra da convenção coletiva
Próximo Texto: Acordos provocam saída de secretário-geral da Força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.