São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação estimulou crescimento do longa vida

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O hábito de estocar produtos em tempos de inflação alta causou o maior aumento de produção entre os produtos listados pela Abia. A produção do leite longa vida cresceu 613% entre 1980 e 1994.
Segundo o presidente do Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios, Carlos Humberto Mendes de Carvalho, esse tipo de leite ocupa hoje 35% do mercado no varejo e continua crescendo.
"Os supermercados faziam estoques antes da virada dos preços, o que seria impossível com o leite pasteurizado", explicou.
As empresas também passaram a embalar o excedente da produção para vendê-lo em outros Estados, sem a limitação do tabelamento imposta na época ao leite vendido em saquinhos.
O consumo de leite e produtos derivados também é hoje o maior da história. A produção em 95 foi 5% superior à do ano anterior.
Além disso, foram importadas no ano passado 300 mil toneladas de laticínios, contra 180 mil em 94, aumentando a oferta do produto. "Houve um aumento de consumo excepcional, superior ao do Plano Cruzado", diz Carvalho.
A melhora no poder aquisitivo da população e os preços mais baixos possibilitaram um aumento de 25% no consumo de queijo e de 30% no de iogurte, "o primeiro a ser cortado quando há recessão".

Texto Anterior: Alimento sofisticado tem maior crescimento
Próximo Texto: Classes C e D bebem mais cerveja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.