São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
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Classes C e D bebem mais cerveja

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de cerveja estão comemorando o aumento das vendas com o Plano Real. A produção em 1994, 6 bilhões de litros, cresceu 20% no ano passado.
A avaliação do setor é de que, com mais dinheiro, as pessoas passaram a optar pela cerveja e consumiram menos bebidas mais baratas, e fortes, como a pinga.
"O aumento de renda foi mais sensível nas classes C e D", afirma Marcos Mesquita, superintendente do Sindicato Nacional da Cerveja. "Quando o sujeito tem mais dinheiro, consome um produto mais caro", diz.
Mário Togneri, coordenador de aguardentes da Associação Brasileira de Bebidas, avalia que "há uma tendência mundial para que o consumidor procure bebidas mais suaves".
Ele nega que consumidores de pinga tenham deixado a bebida, mas diz que "parte do aumento que poderia ter ido para os destilados foi para a cerveja".
(PHB)

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