São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãs Redgrave revivem 'Baby Jane'

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

É uma estranha refilmagem, esta feita por David Greene ("O que Teria Acontecido a Baby Jane?", Record 21h).
Não que seja novidade a produção de "remakes" para TV de filmes de sucesso, como o realizado por Robert Aldrich em 1962. Mas quem viu o primeiro filme lembra que a história era a de duas irmãs.
Uma delas, Bette Davis, fora uma menina-prodígio ofuscante. Ao crescer, desapareceu. Sua irmã, Blanche (Joan Crawford), ao contrário, tornou-se uma grande estrela adulta.
O filme de Aldrich vai buscá-las na velhice: Blanche, presa a uma cadeira de rodas, é cuidada pela irmã. Cuidada numas. Ela ficou paralítica depois de um acidente provocado por Jane. E Jane acha que isso está longe de aplacar seu ciúme: continua louca para infernizar a irmã.
O importante neste inédito de 1990 é o fato de reunir duas irmãs de um clã famoso: Vanessa (Blanche) e Lynn Redgrave (Jane).
Há algo de perverso na escolha do elenco: ambas são ótimas atrizes, mas Lynn, a gordinha, nunca alcançou o destaque de Vanessa.
Não é o aspecto perverso, no entanto, o que importa. E sim a possibilidade de ver as duas irmãs desenvolverem um trabalho conjunto, num filme cujo fundamento é o trabalho das atrizes.
À 1h10, a Globo exibe "Os Maridos", de John Cassavetes. Cassavetes foi o marido de Mia Farrow em "O Bebê de Rosemary", de Roman Polanski. Ao contrário do resto do mundo, Polanski odiou o contato. Até hoje, só tem palavras de menosprezo em relação a Cassavetes.
O que talvez seja compreensível. Polanski representa o máximo de profissionalismo. Cassavetes faz do amadorismo o fundamento de seu trabalho. Amadorismo, isto é: o fundamento de seu trabalho é o prazer de trabalhar.

Texto Anterior: Vou sair no Bloco do Balança a Rolha!
Próximo Texto: Boorman faz guerra com doçura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.