São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista gravou 60 discos em 27 anos de carreira

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Francis Vincent Zappa, de origem greco-siciliana, nasceu em Baltimore e passou a maior parte de sua vida na Califórnia (EUA). Foi lá que começou a tocar guitarra, aos 12 anos.
Depois de passar anos se apresentando pela noite, juntou dinheiro para comprar seu primeiro instrumento. Se você pensou num teclado, num baixo ou numa guitarra, errou. Zappa comprou um estúdio de gravação completo.
Foi dentro de estúdios que passou a vida, experimentando e fundindo estilos. Com o fim do Mothers of Invention, a banda com quem começou a carreira, começou sua prolífica e solitária carreira. Gravou 60 discos em 27 anos.
Casado e pai de quatro filhos, nunca quis expôr sua vida íntima. Não fazia questão de ter sua música tocada no rádio. Desprezou a mídia e dela acabou recebendo o rótulo de gênio maldito.
Zappa morreu aos 52 anos, em Los Angeles, da mesma doença que vitimou neste ano o ex-primeiro ministro francês François Miterrand, câncer da próstata.
Seu último disco, "Yellow Shark", pelo selo Barking Pumpkin Records é uma gravação ao vivo feita em 92, durante shows em Frankfurt, Berlim e Viena. O disco é típico da fase madura do compositor, cheio de violinos, trombones e piano.
A gravadora carioca Natasha Records tem os direitos de edição da Rikodisc, selo que detém a obra do músico, desde 1994. De Frank Zappa, já lançou "Ship Arriving Too Late to Save a Drowning Witch".
(SC)

Texto Anterior: Fusões de Frank Zappa voltam em 3 CDs
Próximo Texto: Tráfico e tiroteios recheiam "Clockers"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.