São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vila de 30 habitantes vota primeiro

DE WASHINGTON

O vilarejo de Dixville Notch, 30 habitantes, consegue desde 1964 aparecer a cada quatro anos em todas as redes nacionais de TV dos EUA graças ao hábito de seus cidadãos de serem os primeiros a votar no país.
Exatamente no primeiro minuto do dia da eleição, eles se reúnem no salão principal do Balsams Grand Resort Hotel, votam, apuram os votos e divulgam os resultados para o país.
O ritual acontece tanto na primária de New Hampshire quanto no dia da eleição final, em novembro.
Este ano, Bob Dole venceu em Dixville Notch, com 11 votos, seguido de Lamar Alexander (5), Pat Buchanan (2), Steve Forbes (1) e Richard Lugar (1).
Nem sempre os números de Dixville Notch são um prenúncio dos resultados finais. Em 1992, na eleição final, quem ganhou lá foi o candidato do Partido Libertário, André Marrou, com 11 votos, contra 9 para George Bush e 2 para Bill Clinton, que se elegeu presidente.
A explicação é simples: Marrou é um hóspede habitual do Balsams Hotel, onde trabalham quase todos os eleitores de Dixville Notch.
"Nós não votamos em quem não conhecemos", explica Michael Pearson, presidente da mesa eleitoral.
Este ano, Dixville Notch teve a concorrência de outra vila, Hart's Location, que também abriu as urnas à meia-noite, para dar sua vitória a Alexander (8 votos), seguido de Dole, Buchanan e Forbes (3 votos cada).
Em Hart's Location houve um voto a Phil Gramm, que desistiu da sua candidatura e apóia Dole, e um para Colin Powell, que não concorria.

Texto Anterior: Comparecimento a prévia nos EUA supera expectativa
Próximo Texto: Conservador Buchanan acerta em temas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.