São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perdão provoca surpresa

DA "REUTER"

O perdão de Saddam Hussein ao seus genros Hussein e Saddam Kamel Hassan surpreendeu analistas.
Confiando nos estreitos laços de parentesco para ser perdoado, Hussein Kamel e seu irmão Saddam Kamel estavam fazendo um jogo arriscado. Saddam Hussein já eliminou membros de sua família por atos menores de traição.
Hussein Kamel havia dito estar otimista, antes mesmo do perdão. "Com meu conhecimento pessoal, laços sanguíneos e longos anos de trabalho conjunto, sei que ele (Saddam Hussein) será positivo e me responderá."
Hussein Kamel, cujo pai é tio de Saddam Hussein, nasceu em 1956 em Takrit, a cidade natal do presidente iraquiano. Tornou-se guarda-costas especial em 1979, quando Saddam Hussein assumiu plenos poderes no país.
Em 1983, casou-se com a filha mais velha do presidente, Raghda, e foi promovido para chefiar o aparato de segurança oficial. Depois assumiu o comando do complexo industrial militar iraquiano.
Foi ministro da Defesa no primeiro gabinete após o Iraque perder a Guerra do Golfo para a coalizão ocidental liderada pelos EUA.
Isolado na Jordânia, estaria "acima da lei como membro da família que governa o Iraque", afirmam especialistas.

Texto Anterior: Genros de Saddam voltam ao Iraque
Próximo Texto: Líder das Mães da Praça de Maio acusa polícia por agressão física
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.