São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procon alerta sobre perigos dos compostos alimentares

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O verão aumenta o desejo das pessoas de ficar em boa forma física. Além da "malhação", os compostos do tipo "fat burners"(para queimar gordura) ou aminoácidos para aumentar a massa muscular também são utilizados na tentativa de obter medidas perfeitas. Esses produtos devem ser consumidos de maneira criteriosa.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) elaborou algumas recomendações para o uso desses suplementos alimentares. "A pessoa não deve acreditar em fórmulas milagrosas. Os fat burners prometem uma queima de gordura localizada mas não é bem assim. Eles agem no corpo todo, atuando mais onde há maior concentração de gordura", diz Yara Froelich, 30, técnica da área de saúde do Procon.
Tomar esses produtos seguindo orientação médica e fazendo uma dieta rigorosa é fundamental. "Se a pessoa não tiver uma dieta equilibrada, não vai obter o efeito desejado", diz Yara. Além disso, é necessário que um médico avalie a quantidade e a intensidade de exercícios que devem ser feitos.
Os fat burners são registrados como suplementos alimentares. Segundo Yara, eles deveriam ser classificados como medicamentos, porque se forem utilizados inadequadamente podem trazer prejuízos à saúde.
Para o especialista em fisiologia do exercício da Escola Paulista de Medicina, Turíbio Leite de Barros, os fat burners são, na realidade, "money burners" (queimadores de dinheiro). Ele diz que se a pessoa só tomar o produto e não fizer exercícios físicos, o composto não terá efeito nenhum.
"Existe um consenso do ponto de vista das publicações científicas internacionais que os fat burners não funcionam como queimadores de gordura. O único fat burner comprovado é o exercício", diz Barros. Ele acrescenta que não é possível comprovar que o benefício obtido ocorre devido ao uso do produto.
Os aminoácidos, que servem para aumentar a massa muscular, também devem ser consumidos sob supervisão médica. Se forem mal utilizados, retêm água no organismo e podem sobrecarregar o sistema renal e o hepático.
Se a pessoa parar o exercício, "murcha", diz Yara. "Quem quer conseguir um resultado rápido, para obter um visual de Mr. Montanha, pode ter problemas."
"Seu efeito é inócuo se não forem consumidos sem estarem associados a um programa para desenvolver a massa muscular", afirma Barros.
O DJ Mauro Borges afirma que os fat burners, enzimas e aminoácidos funcionam. "A pessoa tem que ter objetivos claros. Quem quer desenvolver massa muscular tem que fazer dieta hipercalórica com baixo teor de gordura", afirma Borges, que seguiu as orientações de um preparador físico para trabalhar a sua musculatura.

Texto Anterior: PM culpa tamanho da cidade pelos crimes
Próximo Texto: CUIDADOS NO USO DE FAT BURNERS E AMINOÁCIDOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.