São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Arrastão' leva alunos de volta às escolas no Paraná

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Um grupo de 70 diretores, professores e zeladoras de escolas municipais está fazendo "arrastões" para não deixar crianças fora da escola no município de Nova Olímpia (637 km de Curitiba-PR).
Eles percorrem as casas nas zonas urbana e rural à procura de crianças em idade escolar que estejam fora da escola. A experiência já dura quatro anos.
Uma lei municipal, de 1991, obriga crianças a partir dos seis anos a ingressar na rede municipal de ensino. Quando há resistência dos pais, a Justiça é acionada.
Para o prefeito Luiz Lázaro Sorvos (PTB), os arrastões são necessários porque o início das aulas coincide com o início da colheita de algodão no município. "As crianças são desviadas da escola para trabalhar como bóias-frias."
Segundo ele, para que isso seja evitado, a prefeitura fornece uma cesta básica para cada aluno carente que frequenta as aulas. A cidade tem 50% dos 5.000 habitantes trabalhando como bóias-frias.
Sorvos (PTB) disse que os arrastões têm dado resultados. "O índice de analfabetismo em crianças de 7 a 15 anos praticamente zerou em Nova Olímpia", disse.
Neste ano, os arrastões já garantiram a criação de cinco novas turmas na rede estadual de ensino, que, no município, atende somente o 2º grau. Existem, segundo ele, 1.700 alunos matriculados na rede pública de ensino no município.
O prefeito disse que o objetivo agora é matricular adultos no ensino supletivo do município. "Não podemos obrigar os pais a estudarem, mas estamos fazendo arrastões de convencimento para isso".
O Código Penal Brasileiro considera atentado contra a humanidade e crime de abandono intelectual deixar crianças em idade escolar (7 a 14 anos) sem instrução primária.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente atribuem à família, à sociedade e ao Estado o dever legal de oferecer estudo às crianças.

Texto Anterior: Capital registra 53 assassinatos
Próximo Texto: Cidade usa 'isca' para crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.