São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bares viram salas de aula

DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O projeto Mova (Movimento de Alfabetização de Diadema) implantou na semana passada as primeiras duas salas de aula em bares de favelas da cidade.
O programa foi criado pela Prefeitura de Diadema e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD em setembro de 95 e conta com 83 salas de aula.
O Bar do Adão, na favela do Jardim Marilene, e o bar da favela da Coca-Cola fecham às 19h e por duas horas e meia se transformam em salas de aula.
"A essência é fazer com que a comunidade se responsabilize pela educação e tenha o compromisso de acabar com o analfabetismo", disse Ângelo Gomes, coordenador do Mova. Segundo ele, existem salas de aulas em canteiros de obras, galpões de fábricas e igrejas.
Com ajuda de empresários, a prefeitura e o sindicato investiram R$ 75 mil no projeto e gastam R$ 33 mil com a manutenção mensal das salas.
"O professor, que deve ter no mínimo o 1º grau completo, tem que frequentar reuniões semanais com a coordenação do programa."
Analfabetismo
A prefeitura calcula que 40 mil dos 300 mil habitantes da cidade sejam analfabetos.

Texto Anterior: Cidade usa 'isca' para crianças
Próximo Texto: Ponte sobre o Paraná poderá exigir 162 dias de explosões no leito do rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.