São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo pede desobediência

DA "FRANCE PRESSE"

O presidente do grupo Irmãos para o Resgate, José Basulto, pediu à população cubana que adote a desobediência civil para "responder à tirania de Castro".
"Os militares de Cuba são pessoas humildes. Pedimos a eles que se solidarizem com a não-violência, que deponham armas e que participem da confrontação não-violenta para dar uma resposta a esse ato terrorista", disse Basulto em entrevista coletiva no aeroporto de Opa Locka (Flórida). Centenas de exilados cubanos da Flórida compareceram ao local para acompanhar a entrevista.
Basulto pilotava o avião que conseguiu escapar do ataque dos caças cubanos. Ele disse que continuará com as missões do grupo Irmãos para o Resgate.
Essas missões consistem em buscar e recolher balseiros no estreito da Flórida, que separa os EUA e Cuba. Os balseiros são cubanos que tentam fugir de Cuba em embarcações precárias.
A organização foi formada em 1991 por dissidentes do governo comunista de Fidel Castro exilados nos EUA. Seus aviões já fizeram centenas de vôos para tentar resgatar balseiros.
Eles se dizem pacifistas e ficaram conhecidos quando, em 9 e 13 de janeiro, entraram no espaço aéreo cubano e lançaram sobre Havana (capital) folhetos com trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em uma tentativa de desestabilizar o regime.

Texto Anterior: EUA recorrem à ONU contra Cuba
Próximo Texto: Incidente deve afetar a corrida presidencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.