São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro de tucano foi financiado

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP), é um dos 329 parlamentares que compraram carro com empréstimo patrocinado pelo IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas).
Aníbal é um dos líderes do movimento que reivindica a extinção do instituto.
O líder do partido do presidente Fernando Henrique Cardoso está na contramão do Plano Real.
As instituições financeiras estão proibidas de financiar a compra de veículos com prazo de pagamento superior a seis meses.
O deputado tucano, porém, comprou um Omega zero quilômetro com prazo de 36 meses para pagar.
A taxa de juros cobrada pelo IPC também contraria a política de juros do Plano Real, que visa a reduzir o consumo.
Enquanto os empréstimos para pessoa física no mercado cobram juros de 6% a 9,5%, o Instituto de Previdência dos Congressistas cobra cerca de 2,5% de juros ao mês (remuneração da caderneta da poupança mais 0,5%).
Retorno
José Aníbal disse ontem à Folha, por intermédio de sua assessoria, que terá duas opções no caso de o instituto de previdência ser extinto: ou ele quita seu carro no ato da extinção, ou continua pagando as prestações até saldar a sua dívida.
O líder do PSDB na Câmara afirmou ainda que o empréstimo dado a parlamentares para a compra de carros "tem retorno garantido".
O desconto das prestações é feito na folha de pagamento. As prestações nunca podem ultrapassar o prazo do término do mandato do parlamentar.

Texto Anterior: STF encaminha denúncia contra Vieira
Próximo Texto: Governo prepara campanha pró-reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.