São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Argentina negociam acordo espacial

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa da Argentina, Oscar Camillion, disse ontem que existem conversas "confidenciais" de seu país com o Brasil sobre cooperação nuclear, "retomando os acordos de cooperação dos anos 80". Segundo ele, os dois países também estudam um acordo de cooperação espacial.
Camillion disse que os governos dos dois países vão formalizar o acordo espacial em uma visita do presidente Fernando Henrique Cardoso à Argentina. Entre as ações do programa, segundo ele, está o lançamento de um satélite.
O ministro também anunciou que os dois países vão fazer no segundo semestre deste ano manobras militares conjuntas no sul do Brasil e norte da Argentina.
Camillion fez ontem uma palestra no plenário do Senado sobre a política de defesa da Argentina. Ele disse que veio ao Brasil para conversar com os ministros militares sobre a agenda da reunião dos ministros da área de Defesa da América, em outubro próximo.
Segundo ele, o encontro servirá para fixar "linhas de estratégia" comuns entre as Forças Armadas do continente. Em seguida, ele concedeu uma entrevista coletiva:
NARCOTRÁFICO
Temos países com ameaça territorial e de segurança na América Latina e temos uma ameaça global por causa do poder do narcotráfico, por causa da penetração do narcotráfico no sistema político e financeiro. A participação direta do Exército na luta contra o narcotráfico não tem sentido. As Forças Armadas dão base logística.
SERVIÇO MILITAR
Nós eliminamos o serviço obrigatório e tem sido um grande sucesso. Foi uma surpresa para nós a facilidade com que as Forças Armadas e a sociedade se adequaram ao novo sistema. A disciplina dos soldados melhorou muito.
MERCOSUL
A integração na área de Defesa vem depois dos interesses econômicos. Na minha opinião, haverá uma cooperação na área de segurança na América do Sul antes do que na Europa. A história não dá pulos. O momento atual é de intercâmbios e definição de estratégias comuns.

Texto Anterior: Governo derrota Sarney e antecipa votação
Próximo Texto: Acordo fecha contrato de Angra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.