São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Existe preconceito no Brasil', diz FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, durante instalação de uma comissão que vai trabalhar pela valorização da população negra, que "existe, sim, preconceito no Brasil".
Segundo FHC, o preconceito aparece "em termos de discriminação de salário, de não utilização de pessoas, não só de negros".
"É um problema cultural, é um problema de participação, é um problema de cidadania, é um problema social", afirmou FHC.
O presidente disse que o Brasil deve transformar sua realidade para poder dizer, "orgulhosamente", que é capaz de conviver na multiplicidade de raças e de culturas, dentro do que ele classificou de "tolerância".
FHC afirmou que, nos anos 50, quase foi expulso de uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, no Rio, porque disse que havia preconceito racial no país.
Ele destacou que, em alguns outros países, há outro tipo de discriminação: a valorização exclusiva de um grupo racial. "Eis aí uma ameaça para a civilização contemporânea", afirmou.
O grupo criado por FHC tem a participação de oito ministérios e de oito representantes da sociedade civil. Sua tarefa é propor alterações em leis ou ações governamentais, por exemplo, para valorizar ou garantir o acesso da população negra ao mercado de trabalho.

Texto Anterior: Delegado do Pontal é investigado
Próximo Texto: 'O fato de nós termos essa diversidade é positivo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.