São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como funciona a memória cache

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR

Pergunta: "O que é memória cache do microcomputador, para que serve e quais as suas vantagens?"
(Paulo Resende, Santana do Parnaíba - SP)
Resposta: A memória cache (pronuncia-se quéxe) é um tipo de memória de armazenamento temporário de dados semelhante à memória RAM, mas com tempo de acesso bem menor (inferior em torno de cinco vezes).
É um artifício que aumenta o desempenho do processador principal (CPU). Usa uma área de memória de acesso temporário colocada junto à memória para buscar mais rapidamente em um banco de memória, maior e mais lento, o que estiver sendo processado naquele momento.
Isso significa desempenho maior e também aumento de preço. Daí, haver mais memória RAM (de 1 a 256 Mbytes) que cache (de 8 a 512 Kbytes).
Há dois tipos de memória cache. A primária, que fica dentro do chip da CPU, e a secundária, que são os processadores externos (normalmente, cinco ou nove) que ficam ao lado da CPU, física e logicamente.
A memória cache se compara ao almoxarifado de uma loja com várias filiais, que tenha uma determinada mercadoria em evidência, vendendo mais.
Uma filial com estoque menor e, portanto, mais fácil de vasculhar, entregará mais rapidamente a mercadoria ao cliente do que o depósito central, maior e mais controlado.
Quando outra mercadoria começar a vender mais, ela substituirá a anterior no estoque. Assim como um outro programa que está sendo chamado passa a utilizar essa área.

Texto Anterior: Os segredos do sucesso
Próximo Texto: Políticos caçam internautas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.