São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelos digitais são o futuro

JUSSARA MATURO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os modems analógicos, que usam a linha telefônica comum, serão substituídos por modelos digitais.
Os produtos atuais estão limitados, em termos de velocidade, pelo meio de transmissão que usam.
Os modems ISDN (iniciais de rede digital de serviços integrados, em inglês) usam linhas especiais para transmitir os sinais digitais emitidos pelos computadores.
Isso torna o sistema muito veloz. Os modems digitais podem transmitir até 128 mil bps.
No tempo que um modem tradicional leva para conectar-se à rede, sua versão digital já teria transmitido cerca de 20 mil bits por segundo.
Pela mesma linha especial trafegam voz, dados e imagens. Sua aplicação comercial cresceu muito nos EUA desde o ano passado.
No Brasil, os usuários terão de esperar ainda um bom tempo para aproveitar a tecnologia. Seu uso depende dos investimentos na infra-estrutura do sistema de telefonia do País.
Alguns fabricantes investem em meios de transmissão alternativos. Entre diversos projetos, está um que contempla o desenvolvimento de cable-modems. Esses sistemas usariam a mesma estrutura das TVs a cabo para transmitir as informações.
(JM)

Texto Anterior: Modem diminui ritmo com linha ruim
Próximo Texto: Produtos combinam funções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.