São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia declaração emitida pela ONU

A seguir, a íntegra da declaração sobre o ataque aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU):
"O Conselho de Segurança deplora profundamente a derrubada, pela Força Aérea cubana, de dois aviões civis no dia 24 de fevereiro de 1996, que aparentemente resultou na morte de quatro pessoas.
O Conselho de Segurança lembra que, de acordo com a lei internacional, conforme refletida no artigo 3 bis, acrescentado à Convenção Internacional sobre a Aviação Civil, firmada em 7 de dezembro de 1944 pelo Protocolo de Montreal, de 10 de maio de 1984, os Estados devem abster-se de usar armas contra aviões civis em vôo e não devem colocar em perigo as vidas das pessoas a bordo e a segurança dos aviões. Os Estados são obrigados a respeitar a legislação internacional e as normas que regem os direitos humanos, sob todas as circunstâncias.
O Conselho de Segurança pede que a Organização Internacional da Aviação Civil investigue esse incidente na íntegra e convoca os governos envolvidos a cooperar integralmente com a investigação.
O Conselho de Segurança pede que a Organização Internacional da Aviação Civil reporte suas conclusões ao Conselho de Segurança no menor prazo possível.
O Conselho de Segurança vai estudar esse relatório e quaisquer outras informações que lhe forem apresentadas imediatamente."

Texto Anterior: Cuba sabia ter atingido civis, dizem EUA; ONU deplora
Próximo Texto: Piloto fugitivo denuncia Irmãos para o Resgate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.